sábado, 9 de novembro de 2013

Atividade 3.3 - Projetos externos desenvolvidos na escola


http://prezi.com/bqzd0mzz8k6n/adriana-regina-e-maria-silva/

Atividade 1.1 a imagem da escolas

                             A  imagem da escola


                A escola é uma sociedade humana e como tal desenvolve crenças e hábitos que se enraízam e que são tradicionais. Uma vez que, se essas crenças estiverem erradas ou desatualizadas a prática, a ação pedagógica também estará, ou seja, as aulas ministradas hoje requerem uma interação maior com os meios tecnológicos.


                É natural que o novo conhecimento e a nova situação podem desmascarar fraquezas. Mas, quando se lembra que o professor é responsável pelo processo de ensino porque o setor educacional, provê a comunicação eficiente. Permite ao sujeito estruturar seu pensamento crítico, de modo a interagir na sociedade onde ele passa a ser  um agente transformador , recordo ao pensamento de FREIRE(1996,p.117) “ É  preciso que quem tenha o que dizer saiba, sem dúvida nenhuma, que, sem escutar o que quem escuta tem igualmente a dizer, termina por esgotar a sua capacidade de dizer por muito ter dito sem nada ou quase nada ter escutado”.
                Antes a escola era apenas um prédio composto de salas de aulas, onde o professor tinha só o necessário para ministrar suas aulas, isto é, quando se tinha. Portanto, é possível constatar que tanto a escola mudou em questão de estrutura e que o aluno desse século, não é mais aquele aluno do passado, porque hoje ele está bombardeando por informações que são transmitidas com a velocidade de um relâmpago. Acaba a ditadura e a liberdade amadurece no confronto com outras liberdades, porque o professor também vem de inovando a cada dia  e essa inovação  nos fornecer outras ferramentas para ministrar o nosso trabalho.

                Segundo SHINNYASHIKI “os fatores que permitiram à escola sucesso no passado não mais propiciam sucesso no presente e não garantem sucesso no futuro”.   

Atividade 1.3 - Relação homem tecnica


O cotidiano em sala de aula
Visto que, em nosso cotidiano não podemos mais fugir da realidade que os próprios educandos nos coloca uma vez que, adoram utilizar os recursos tecnológicos já que esses não necessitam de uma educação formal, mesmo porque procurar o significado de qualquer palavra no dicionário precisa dominar a ordem alfabética e usufruir de uma boa leitura.
Portanto, uma das aulas apresentada era ministrada com o auxilio de dicionário, onde os alunos procuram o significado de algumas palavras que a professora havia solicitado. Foi então que ela percebeu que alguns grupos estavam clicando no celular e sorraleramente foi observar o que os alunos pesquisavam, já que o dicionário eles tinham abandonado e procurava curiosamente à pesquisa as palavras solicitadas pela professora com a foto abaixo comprova.


Percebe-se que o professor não pode fugir da realidade ele não só precisa mas necessita interagir nesse momento mesmo sabendo que o celular não é um recurso permitido em sala de aula porque por muitas vezes os alunos utilizam  não como forma  de enriquecer o aprendizado......
É importante ressaltar que nessa situação o(a) professor(a) tem que utilizar o fato para somar o conhecimento e inovar a aula utilizando o recurso tecnológico mesmo porque os alunos que partiram para essa pesquisa segundo a professora são alunos que apresentam mais dificuldades para realizar as atividades de leitura e escrita, pois os mesmos não se interessa para desenvolver o conteúdo ministrado, ou seja, quando partem para cópia