sábado, 9 de novembro de 2013

Atividade 1.1 a imagem da escolas

                             A  imagem da escola


                A escola é uma sociedade humana e como tal desenvolve crenças e hábitos que se enraízam e que são tradicionais. Uma vez que, se essas crenças estiverem erradas ou desatualizadas a prática, a ação pedagógica também estará, ou seja, as aulas ministradas hoje requerem uma interação maior com os meios tecnológicos.


                É natural que o novo conhecimento e a nova situação podem desmascarar fraquezas. Mas, quando se lembra que o professor é responsável pelo processo de ensino porque o setor educacional, provê a comunicação eficiente. Permite ao sujeito estruturar seu pensamento crítico, de modo a interagir na sociedade onde ele passa a ser  um agente transformador , recordo ao pensamento de FREIRE(1996,p.117) “ É  preciso que quem tenha o que dizer saiba, sem dúvida nenhuma, que, sem escutar o que quem escuta tem igualmente a dizer, termina por esgotar a sua capacidade de dizer por muito ter dito sem nada ou quase nada ter escutado”.
                Antes a escola era apenas um prédio composto de salas de aulas, onde o professor tinha só o necessário para ministrar suas aulas, isto é, quando se tinha. Portanto, é possível constatar que tanto a escola mudou em questão de estrutura e que o aluno desse século, não é mais aquele aluno do passado, porque hoje ele está bombardeando por informações que são transmitidas com a velocidade de um relâmpago. Acaba a ditadura e a liberdade amadurece no confronto com outras liberdades, porque o professor também vem de inovando a cada dia  e essa inovação  nos fornecer outras ferramentas para ministrar o nosso trabalho.

                Segundo SHINNYASHIKI “os fatores que permitiram à escola sucesso no passado não mais propiciam sucesso no presente e não garantem sucesso no futuro”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário